Goshin Jutsu

GOSHIN JUTSU

護身術

Defesa pessoal é um conjunto de métodos e técnicas utilizados para evitar um confronto, ou conter uma agressão. As técnicas de defesa pessoal são derivadas de artes marciais tradicionais, e foram adaptadas para serem usadas por pessoas comuns no dia a dia, para se defender e defender outras pessoas. Estes métodos também são utilizados pela policia, grupos de segurança privada, etc.
A principio são utilizadas técnicas simples, evitando movimentos muito complexos, a fim de dominar o adversário o mais rápido possível, encurtando o tempo de combate, evitando assim maiores riscos. Isso serve também para deixar de lado diferenças físicas, como ocorre no caso de alguém mais forte, armado, sob efeito de drogas, e toda e qualquer situação de alteração psíquica ou de risco, onde não se tem escolha de evitar o combate.
No que se refere a Budo (caminho do guerreiro), devemos utilizar aspectos não físicos, afim de evitar o combate antes mesmo dele começar. Este conceito é extremamente importante, e tem fundamento vital no âmbito de se auto proteger, pois a maneira mais sábia e correta de se vencer um combate, é evitando o mesmo. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, quanto mais se treina mais você percebe que não sabe e que necessita de mais prática para se defender de situações de risco, uma vez que aprender técnicas deste nível, por mais simples que sejam, podem trazer uma falsa ilusão de auto proteção. Por isso não se enganem, o mundo é muito hostil e nem sempre sabemos o que nos espera do lado de fora ou com quem estamos lidando.

Defesa Pessoal

Defesa Pessoal

Elementos como atenção, tranquilidade, intuição e estratégia, são fundamentais para ativar nossa percepção na hora de evitar um confronto direto, pois agressores por instinto e até mesmo por segurança buscam pessoas vulneráveis. Saber onde pisa é fundamental, portanto é importante manter atenção redobrada em locais onde é mais fácil ficar vulnerável, como em estacionamentos, saídas de banco, semáforos, etc.

A nível técnico, utilizamos bloqueios, técnicas de aprisionamento, alavancas, torções, pontos de pressão e golpes diretos como elementos básicos, aliados a estratégia de combate, desenvolvida com repetição e estudo de pontos muito comuns nas praticas de agressão do dia a dia, a fim de cobrir a maior parte possível das situações de risco nas ruas.
Seguido disso, outros elementos podem ser incorporados a prática quando já se tem uma noção básica das formas, como distancia, timing, foco, velocidade, precisão, pontos fracos, etc.
Armas ortodoxas (facas, armas de fogo, etc.) e não ortodoxas (pedaço de madeira, corda, ou qualquer objeto que estiver ao alcance no local do incidente) também podem ser utilizadas se houver necessidade, bem como técnicas de defesa contra elas também devem ser praticadas.

Com foco em estratégias de combate derivadas de antigas escolas de Bujutsu(arte de guerra), temos como prioridade a autoproteção do individuo, e de qualquer outro a cerca do local, portanto  uma mente relaxada e sem vaidade sempre será mais efetiva do que uma mente alienada e com excesso de confiança.
Lembrando que suas ações e modo de pensar refletem diretamente na eficácia das técnicas, por isso um coração benevolente, retidão e posicionamento justo perante as situações adversas que a vida nos impõe, são necessários para se ter êxito em qualquer area.

Vinicius Barbosa – Bujinkan Shihan

Deixe um comentário